segunda-feira, 30 de agosto de 2010

As Cinco Equações

    • Lei Da Gravitação Universal : A partir da lei da Gravitação Universal , foi possível formular o movimento dos corpos celestes, toda a mecânica celeste. A previsão da posição e velocidade dos corpos celestes passou a ser possível com grande precisão. Newton aplicou a lei da Gravitação universal para entender o movimento dos planetas em torno do Sol. A universalidade da gravitação foi posteriormente ampliada através das observações de um astrônomo do século XVIII que decobriu que estrelas binárias, orbitando uma em torno da outra, obedeciam à mesma Lei da Gravitação que os planetas do Sistema Solar.

    • Lei Da Pressão Hidrodinamica: Esta equação elaborada por Daniel Bernoulli relaciona a velocidade do fluido com a intensidade da pressão num aparato. Ela é o principio basico das asas dos aviões e das velas dos barcos. Sem Bernoulli o sonho de alcançar os céus seria impossivel.

    • Lei Da Indução Eletromagnética: O que seria do mundo sem motores eletricos, geradores, usinas hidreletricas e a própria eletricidade??? Essa Lei descrita por Michael Faraday possibilitou tudo que eletricidade nos dias de hoje.Foi responsavel por transformar energia mecanica em elétrica.

    • Segunda Lei Da Termodinamica: O simples funcionamento de nossas geladeiras, até o motivo da não existencia de moto-continuos passa pelas experiências e descobertas do fisico Rudolf Clausius e seu conceito de Entropia.

    • Teoria da Relatividade Restrita :A teoria da relatividade foi uma revolução para o século XX, pois ela provocou inúmeras transformações em conceitos básicos como também proporcionou que fatos importantes, ainda não explicáveis, pudessem ser explicados. Essa teoria surgiu com o físico alemão Albert Einstein. Nascido em Ulm, Einstein foi físico e pesquisador muito conhecido por ter proposto a teoria da relatividade, mas também foi ele quem explicou corretamente o efeito fotoelétrico, fato esse que possibilitou o desenvolvimento da bomba atômica, mesmo sem ele saber para quais fins se destinava.

Nenhum comentário:

Postar um comentário